Método qualitativo:

O Método Qualitativo oferece informações de natureza mais subjetiva e latente. Isto implica não só uma análise do discurso do entrevistado, como também de sua postura mais global, diante das questões que lhe são colocadas. Sem a preocupação estatística, a aplicação deste método ocorre em número de casos mais restritos, se comparados ao quantitativo.

Grupos Focais

Se convida um grupo de 8 a 10 pessoas, com características preestabelecidas, para trocarem ideias e discutirem sobre o objeto da pesquisa.

Entrevistas em Profundidade

O entrevistado se manifesta individualmente acerca do objeto pesquisado, onde um profissional de pesquisa conduz a entrevista, através de tópicos previamente selecionados de acordo com os objetivos do cliente.

Etnográfica

É a pesquisa que visa compreender, na sua cotidianidade, os processos do dia a dia em suas diversas modalidades, os modos de vida do indivíduo ou do grupo social.
Nela, o entrevistador tem uma participação ativa, apesar de observar um roteiro, ele pode fazer perguntas adicionais para esclarecer questões para melhor compreender o contexto.

Mystery shopper e audits
  • Mystery shopper:

Estuda as variáveis que influenciam a venda de produtos ou serviços:

– compra simulada do produto ou serviço pesquisado.
– procura avaliar o conhecimento do vendedor de um produto ou serviço e sobre as dificuldades enfrentadas.

  • Audits:

Checagens – identificadas ou ocultas – realizadas por auditores com foco no cumprimento dos padrões operacionais. De posse dessas informações:

– Identificar falhas pontuais da execução do planograma da loja.
– Assegurar a implementação das ações de merchandising
– Diminuir os níveis de ruptura de produtos.
– Maximizar as taxas de conversão de vendas.